A Inspeção Geral de Finanças recomenda ao Ministério da Educação que aumente o número de alunos nas escolas requalificadas pela Parque Escolar para usar mais racionalmente os espaços construídos.
Corpo do artigo
Esta é uma das recomendações do relatório de uma auditoria à empresa que fez obras de melhoramento nas escolas do ensino secundário, em que se aponta o excesso de espaço construído face ao número de alunos.
Os espaços por aluno das escolas que tiveram obras a cargo da Parque Escolar são "significativamente superiores" ao que se apurou comparando exemplos de 16 escolas de outros países, com 12,5 metros quadrados de espaço por aluno.
Por isso, a Parque Escolar deve "rever os parâmetros" que usou para calcular os espaços nas escolas para os aproximar das "referências internacionais".
A IGF recomenda que se aumente o número de turmas nas escolas requalificadas "através do aumento do número de turmas do ensino básico" ou que se estude a possibilidade de fazer mais do que um turno de aulas, "anulando temporariamente a política de turno único".
No relatório defende-se que se reveja a necessidade de desdobramento das aulas práticas das disciplinas experimentais e que haja uma "melhor gestão dos horários escolares" para rentabilizar melhor os espaços.
A IGF recomenda ainda uma melhor organização da rede de cursos profissionais, que justificaram a construção de espaços oficinais em escolas requalificadas, "apostando na concentração destes cursos em escolas de referência".
Todas estas medidas devem ir no sentido de "maximizar a utilização das instalações existentes e futuras", salienta-se no relatório.
Numa apreciação dos métodos de construção, a IGF afirma que a Parque Escolar deve fazer uma "apreciação crítica exaustiva" dos projetos de arquitetura para evitar "redundâncias funcionais dos espaços".