
Os resultados das provas finais do 4.º ano ainda não foram afixados em todas escolas e o Ministério da Educação também ainda não revelou os dados nacionais relativos a estes exames.
Em algumas escolas do Porto, como por exemplo, na Escola Básica do Bom Sucesso, os resultados das provas foram afixados pelas 9.30 horas, mas em Lisboa, e numa ronda efetuada pelo JN, responsáveis por algumas escolas disseram que iriam afixar os resultados durante a tarde.
Até às 11 horas, no Agrupamento de Escolas Luís de Camões, Lisboa, ainda não tinham chegado as notas.
Já as notas dos alunos da Escola Básica 1º Ciclo de S. João de Deus foram afixadas pelas 11.30 horas na sede do Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre, enquanto na Escola Básica Arquitecto Victor Palla, a informação dada ao JN é que as notas seriam afixadas ao final do dia.
As notas não tinham ainda sido afixadas no Agrupamento Vertical de Escolas da Baixa-Chiado nem no Agrupamento de Escolas de São Vicente Telheiras.
Constatou-se ainda alguma confusão quanto aos locais onde as pautas serão colocadas, se nas sedes de agrupamento ou nas próprias escolas dos alunos.
Contactado pela Lusa, o vice-presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima, referiu que os resultados saíram hoje, como previsto.
"Afixámos. Ontem foram entregues nas escolas pela autoridade policial, os professores reuniram e lançaram as notas de exame", acrescentou. De acordo com a mesma fonte, o mesmo já tinha sido feito em relação à avaliação interna na sexta-feira.
"Em Gaia, todos afixámos e já falei com colegas de vários pontos do país e é pacífico", relatou. As escolas que não afixaram "têm de dizer porquê", alegou, justificando que os pais "têm de saber".
O diretor aconselha os encarregados de educação que ainda desconhecem as notas dos filhos a pedirem esclarecimentos nas escolas.
* com Lusa
