O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, lembra Armindo Lopes Coelho, o anterior bispo do Porto hoje falecido, como "uma pessoa afável, que tinha sempre um contributo a dar".
Corpo do artigo
Em declarações aos jornalistas, Rui Rio afirmou que a Câmara do Porto atribuiu a Armindo Lopes Coelho a medalha de honra da cidade, considerando que esse foi "o momento mais alto de reconhecimento da cidade pelo seu trabalho" no Porto.
"Recordo-o como uma pessoa afável, que tinha sempre um contributo a dar, em termos de opinião válida, uma pessoa com quem tive um relacionamento sempre positivo", afirmou o autarca.
Rui Rio lembrou ainda que Armindo Lopes Coelho foi também bispo de Viana do Castelo, uma cidade com que tem "particular relação e muito carinho".
As declarações foram feitas esta manhã, nos Paços do Concelho, onde estava previsto que o actual bispo do Porto, Manuel Clemente, entregasse a condecoração e diploma com que o autarca foi agraciado pelo Papa, como reconhecimento à cidade e região pelo modo como preparou e acolheu a visita de Bento XVI, em Maio.
Esta cerimónia foi cancelada na sequência da morte de Armindo Lopes Coelho.
Armindo Lopes Coelho, que foi bispo do Porto entre 1997 e 2007, morreu hoje, quarta-feira, em Ermesinde, concelho de Valongo.
O anterior bispo do Porto encontrava-se doente, desde 2006, quando sofreu uma hemorragia cerebral.