Seis barras marítimas estão hoje encerradas à navegação e outras três condicionadas devido à agitação do mar, prevendo-se ondas até seis metros, informou a Marinha Portuguesa.
Corpo do artigo
De acordo com informação disponível às 6 horas na página da Marinha na Internet, as barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e São Martinho do Porto estão fechadas à navegação devido à previsão de agitação marítima forte.
A Marinha informa também que as barras do Douro e de Aveiro estão fechadas a embarcações de comprimento inferior a 11 e 15 metros, respetivamente.
Também a barra da Figueira da Foz está hoje fechada a embarcações de comprimento inferior a 35 metros.
Por causa da agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, os distritos de Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga entre as 18 horas desta quinta-feira e as 6 horas de sábado devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros.
O IPMA colocou também sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima os distritos de Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro entre as duas e as 18 horas desta sexta-feira, prevendo-se ondas com 4 a 5 metros.
O aviso laranja corresponde a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes do tempo.
O IPMA prevê para hoje na costa ocidental a norte do Cabo Raso ondas de noroeste com 4 a 5 metros, aumentando para 5 a 6 metros.
Na costa ocidental a sul do Cabo Raso estão previstas ondas de noroeste com 3 a 4 metros, aumentando para 4 a 5 metros.
De acordo com o IPMA, na costa sul prevê-se ondas de sudoeste com 1 a 1,5 metros, aumentando para 1,5 a 2,5 metros.
A temperatura da água do mar vai variar entre os 13 e os 17 graus.