A Proteção Civil acionou, até ao final do dia, o alerta amarelo para os distritos a norte de Coimbra devido a previsões de chuva, vento, neve e agitação marítima fortes.
Corpo do artigo
A Associação Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu às 12.00 horas um alerta amarelo, em vigor até às 23.59 horas, para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real e Viseu e um alerta azul para os distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Leiria Coimbra e Lisboa devido à previsão de mau tempo para as próximas horas.
Até à madrugada de quarta-feira, a ANPC alerta para precipitação forte e persistente nas regiões do Norte e do Centro e no Alto Alentejo e vento com rajadas da ordem de 85 quilómetros por hora no litoral e de 100 quilómetros nas terras altas.
A autoridade admite agitação marítima forte na costa ocidental, com ondas de noroeste de cinco a seis metros de altura, aumentando a partir da madrugada de quarta-feira até sete metros e prolongando-se até ao fim do dia de quinta-feira.
A ondulação pode mesmo atingir picos de 12 a 14 metros no período entre o final do dia desta terça-feira e o início da tarde de quarta-feira, em especial a norte do cabo Mondego, afirma a ANPC.
A entidade alerta ainda para queda de neve para cotas acima dos 800/1000 metros a partir do final do dia, continuando a ocorrer até quinta-feira, com valores acumulados acima de 10 centímetros na Serra da Estrela.
A Proteção Civil alerta ainda para a possibilidade de piso escorregadio, cheias rápidas, inundações, danos em estruturas e acidentes na orla costeira e propõe a limpeza de sistemas de escoamento, a condução defensiva ou a fixação de estruturas soltas, tal como que os cidadãos evitem atravessar zonas inundadas, atividades marítimas ou passeios à beira-mar, entre outras medidas preventivas.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tinha já colocado sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Évora até às 23.00 horas de quinta-feira, também devido a previsão de chuva forte, vento, queda de neve e a agitação marítima.