As temperaturas vão voltar a baixar muito a partir de quarta-feira, influenciadas por uma massa de ar frio árctica, à semelhança do que aconteceu no início do mês em Portugal, avisou, esta terça-feira, o Instituto de Meteorologia.
Corpo do artigo
Segundo avança o instituto no seu site, o novo episódio de frio intenso vai afectar o território continental até sexta-feira, com as temperaturas a descer entre 6 a 9 graus.
A descida de temperatura, que deverá começar a fazer-se sentir já esta noite, deverá chegar, na quinta-feira, aos 6ºC negativos em Bragança e 1ºC negativo em Castelo Branco e em Beja, enquanto o Porto ficará no 1ºC positivo e Lisboa e Faro nos 3ºC.
"Estes valores de temperatura mínima deverão manter-se para sexta-feira, dia 10" e, "apesar de uma ligeira subida da temperatura mínima no sábado, dia 11, existe uma tendência para a continuação do tempo muito frio e seco no continente até dia 15", adianta o Instituto de Meteorologia.
A nova vaga de frio deve-se, de acordo com a mesma fonte, a uma massa de ar árctico proveniente do interior do continente europeu e transportado na circulação de uma região anti-ciclónica localizada na Escandinávia e Rússia Ocidental.