Os quatro astronautas do vaivém norte-americano Atlantis, que faz a sua última viagem espacial, iniciou esta segunda-feira a entrega de víveres para um ano à tripulação permanente da Estação Espacial Internacional.
Corpo do artigo
Os astronautas, que efectuaram domingo a manobra de acoplagem à Estação Espacial Internacional (ISS), manobraram com a ajuda de um braço robotizado o módulo pressurizado Raffaelo, construído pela agência espacial italiana, e que contém quatro toneladas de víveres, peças de substituição e material de experiências científicas.
A Raffaelo transporta designadamente 1,2 toneladas de alimentos, que deverão permitir à equipa permanente de seis astronautas da ISS, renovada semestralmente, garantias de aprovisionamento durante um ano.
Os astronautas da Atlantis e da Estação Espacial Internacional iniciam a descarga do módulo na manhã de terça-feira.
Após o fim desta operação, deverão transportar para o módulo 2,5 toneladas de resíduos e equipamento desnecessário, que serão transportados para terra.
Os astronautas também já iniciaram os preparativos da única saída orbital da sua missão, prevista para quarta-feira ao início da tarde.