Um em cada cinco homens homossexuais ou bissexuais nas 21 principais cidades norte-americanas está infectado com o VIH, e metade deles nem tem conhecimento da sua situação, revelaram as autoridades de saúde dos EUA.
Corpo do artigo
De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças, os homens jovens, especialmente os negros, são os que menos sabem ter sido infectados, noticia o diário espanhol El Mundo.
Para os homens jovens que têm relações sexuais com outros, "o futuro está verdadeiramente em jogo", declarou Jonathan Mermin, director da secção para prevenção da sida do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças.
No âmbito do Sistema de Vigilância do Comportamento para o VIH foram realizados testes a 8153 homens que haviam tido sexo com outros em 21 cidades norte-americanas, tendo-se concluído que 28 por cento dos negros haviam sido infectados, por comparação com 26 por cento dos brancos e 18 por cento dos hispânicos.
De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças, quanto menor é o nível sócio-económico, maiores são as hipóteses de a pessoa ser contaminada.
No que respeita à idade, verificou-se que, nos homossexuais ou bissexuais com entre 18 a 29 anos, 63 por cento desconheciam ser portadores do vírus, percentagem que desce para os 37 por cento nos homens com mais de 30 anos.