As vendas de hambúrgueres e refeições congeladas caíram acentuadamente nos supermercados britânicos depois do escândalo da carne de vaca contaminada com carne de cavalo, segundo um estudo do Kantar Worldpanel.
Corpo do artigo
"As vendas de hambúrgueres congelados caíram 43% e as de refeições preparadas congeladas 13% nas quatro semanas anteriores a 17 de fevereiro, demonstrando claramente uma mudança nos hábitos de consumo", sublinhou Edward Garner, do Kantar Worldpanel.
A retirada do mercado de produtos contendo carne de cavalo e a inquietação dos consumidores teve um efeito direto na escolha de produtos no momento de fazer as compras.
Apesar desta descida, o escândalo não terá afetado as quotas de mercado dos supermercados, refere o Kantar Worldpanel.
A cadeia Tesco, a primeira a ser envolvida no escândalo, viu a quota de mercado recuar de 30,1% há um ano para 29,7%, mas esta queda é atribuída a uma série de ofertas promocionais em vigor no ano passado que não foram renovadas este ano, adianta a Kantar.
O escândalo da carne de cavalo, que depois se alargou à Europa, estalou em janeiro quando as autoridades irlandesas anunciaram que tinham descoberto ADN de cavalo em produtos, vendidos na Irlanda e no Reino Unido, que só deveriam conter carne de vaca.