Com o objetivo de poupar milhões de euros em campanhas eleitorais e conseguir dar ao utilizador todas as informações sobre os candidatos às suas regiões, Fábio Ferreira criou a aplicação "Autárquicas" com o "intuito de aproximar ainda mais os eleitores dos candidatos". Veja o vídeo.
Corpo do artigo
A ideia é inovadora e pioneira em Portugal. A "Autárquicas" é uma aplicação que permite conhecer melhor os candidatos às eleições (na perspetiva do utilizador) e reduzir custos e aumentar a eficácia da campanha eleitoral (na perspetiva do candidato).
[youtube:TlWCPL6pBCI]
A aplicação faz parte da plataforma "Vota Portugal" que permite aos candidatos "serem eles próprios a criarem as suas próprias notícias, sondagens e notificações para os telemóveis dos eleitores que utilizem a aplicação", diz Fábio Ferreira, criador da plataforma e da aplicação "Autárquicas", em declarações ao JN.
Segundo o responsável pela "app", a grande mais valia da "Autárquicas" é "trazer toda a informação sobre os candidatos de uma determinada região, de uma forma simples e muito cómoda para o utilizador". Já na ótica dos candidatos, Fábio destaca a possibilidade de "transmitirem ideias, criar sondagens e enviar mensagens personalizáveis para os telemóveis dos eleitores que utilizem a aplicação".
"A ideia surgiu porque ouvi numa rádio local que este ano o orçamento para as campanhas era um dos mais reduzidos de sempre. Pensei que poderia criar uma plataforma que permitisse aos candidatos fazerem chegar as suas mensagens aos eleitores, e que permitissem aos eleitores conhecerem melhor que nunca os candidatos em quem vão votar", afirma Fábio Ferreira.
Com um investimento de "cerca de 1000 euros" em servidores e "scripts" (linguagem de programação informática), e uma poupança de "mais de 30 mil euros em mão de obra", Fábio desenvolveu sozinho a plataforma "Vota Portugal", juntamente com a aplicação gratuita para dispositivos iOS e Android.
A "Autárquicas" já conta com mais de 2000 downloads, um número que deverá "aumentar exponencialmente com o aproximar das eleições e com o aumento da divulgação das aplicações", destaca Fábio Ferreira.
Para o futuro já estão previstas novas funcionalidades que procuram "melhorar a experiência do utilizador e aumentar a eficácia das campanhas", refere.
O criador espera agora conseguir exportar a plataforma para outros países onde existam eleições.