Siza Vieira já chegou ao mundo da Apple. A iniciativa é de uma empresa portuguesa que quer levar o nome dos arquitetos portugueses além fronteiras. A aplicação já pode ser descarregada por 2,69 euros e outras já vêm a caminho.
Corpo do artigo
No ano em que Siza Vieira completa 80 anos, a Artebooks lança a Siza Design, uma aplicação para iPad que, mais do que um Siza Viera arquiteto, revela as muitas peças que o primeiro Pritzker português desenhou.
A Artebooks resulta da parceria entre a Try Now Digital Publishing e o estúdio João Machado Design que quer levar Portugal e os portugueses além fronteiras.
José Rocha, responsável pela empresa Try Now e pelo desenvolvimento da aplicação, em entrevista ao JN, confidenciou que "a ideia já vem de trás". Com uma larga experiência na edição de livros, o criativo aliou-se ao designer João Machado para desenvolverem aplicações para iPad sobre arquitetura e design, principalmente.
Na aplicação estão disponíveis 150 peças de design do arquiteto; vários esboços do autor; imagens com variantes das peças, com outras cores, por exemplo, e até uma entrevista exclusiva a Siza Vieira, realizada por José Manuel Pedreirinho, coordenador científico do projeto.
José Rocha conta que "muitas das peças [disponíveis na aplicação], são peças que quase ninguém conhece. Mesmo peças em prata que muita gente não conhece". Cada peça é ainda acompanhada de uma ficha técnica e de um link que direciona o utilizador para o site do produtor, onde pode ver se o produto está disponível e adquiri-lo.
A aplicação sobre Siza Vieira não é, contudo, a primeira aplicação que a parceria coloca no mercado da Apple. "Primeiro decidimos fazer uma aplicação sobre o João Machado", conta José Rocha. "Depois decidimos fazer uma parceria e criar a Artebooks de modo a desenvolver aplicações para iPad sobre arquitetura e design em Portugal", acrescenta.
Foi a grande aceitação por parte do público da aplicação sobre João Machado que incentivou a dupla a continuar. A aplicação é gratuita e a empresa tem já na gaveta outras aplicações sobre outros arquitetos portugueses que também poderão ser descarregadas gratuitamente. José Rocha explica que o objetivo destas aplicações será o "de promover o trabalho de determinado arquiteto e que com patrocínios e apoios será possível colocá-las no mercado de forma gratuita.
A aplicação sobre Siza Vieira tem um custo de 2,69 euros mas tem registado muita audiência, principalmente em Portugal, porque "ainda não foi divulgada internacionalmente". O responsável pela Try Out conta, ainda, que "ficaram surpreendidos" com a quantidade de downloads", porque não sabiam "que em Portugal havia um mercado tão grande para iPad.
A aplicação vai agora ser divulgada por ocasião da Trienal de Arquitetura de Milão que este ano terá uma exposição dedicada à arquitetura e design portugueses.
A próxima aplicação de Siza Vieira
Uma aplicação sobre património não-construído será o tema da próxima aplicação sobre Siza Vieira.
A aplicação assenta sobre "tudo aquilo que ele [Siza Vieira] não construiu. Igrejas, museus, ou mesmo o restaurante da piscina de Leça, que nunca foi para a frente, são alguns dos seis trabalhos que podem ser vistos nesta aplicação.
"Vamos colocar alguma interatividade na aplicação", explica José Rocha. Animação multimédia, vistas 3D e visualizações do projeto a 360º são algumas das possibilidades "até porque, como nunca foram construídos, não existem fotografias que possamos usar", explica.