O Facebook vai transmitir, pela primeira vez, um jogo de futebol em directo. A partida entre as equipas semi-profissionais inglesas Ascot United e FC Wembley que atrairia em média 90 pessoas, pode alcançar audiências globais devido à possibilidade de visionamento na rede social.
Corpo do artigo
O jogo, que se irá realizar esta sexta-feira às 18.45 horas, está integrado na fase de qualificação para a "FA Cup", Taça de Futebol inglesa, e é disputado pelo Ascot United e FC Wembley, que militam na "Hellenic Football League" e "Combined Counties League" respectivamente, cujos campeonatos correspondem ao escalão nove da pirâmide futebolística inglesa.
A transmissão é financiada pela produtora norte-americana de cerveja Budweiser, principal patrocinadora da competição. A empresa assinou um contrato de patrocínio de 3 anos com a Federação Inglesa, em 2011, por 24 milhões de libras, cerca de 28 milhões de euros.
O director de marketing da Budweiser, Iain Newell, revela que o objectivo é colocar a mais antiga competição de futebol novamente em evidência global e, ao mesmo tempo, levá-la de volta aos fãs.
"A FA Cup completa 140 anos de existência em 2011 e qual a melhor maneira de demonstrar o nosso compromisso, senão transmitir o jogo para uma audiência global via Facebook", afirma Newell, à agência noticiosa "Reuters".
"É a primeira vez que uma partida será transmitido ao vivo na rede social, o que é uma óptima notícia para os fãs e para os clubes", disse.
A Budweiser estima que 100 mil adeptos assistam ao jogo através daquela rede social e os clubes, que jogam em ligas menores, vão receber taxas nominais pela transmissão.
"Na noite passada, tivemos 88 pessoas a assistir a um jogo da liga, mas podemos conseguir 500 ou até 800 na sexta-feira. O facto de milhões de pessoas poderem assistir no Facebook é surpreendente. A cidade está toda maluca", afirmou o treinador do Ascot United, Mike Harrison.
Um porta-voz da federação inglesa de futebol confirmou que só os jogos da fase de apuramento é que poderão ser transmitidos através do Facebook, devido aos contratos de transmissão televisiva que entram em vigor após a qualificação.