O Google Maps lançou quarta-feira uma nova aplicação. Agora, pode voltar-se atrás no tempo e ver as imagens que já foram publicadas pelo serviço, no modo "Street View".
Corpo do artigo
As imagens da "Street View" do Google Maps são publicadas em intervalos regulares, permitindo ao utilizador ver apenas as imagens atualizadas. Esta quarta-feira, o Google Maps lançou uma nova função, disponível em todo o mundo.
Agora, os utilizadores podem voltar atrás no tempo e ver imagens antigas, publicadas pela aplicação, desde 2007. Também é possível ver a "rua" em diferentes estações do ano e durante a noite.
"Por muito tempo, tivemos os utilizadores da "Street View" a perguntar se nós preservávamos as imagens que tínhamos ou se lhes dávamos a capacidade de voltar atrás e mostrar-lhes as imagens como eram", disse Luc Vincent, diretor de engenharia do Google Maps.
Quando o utilizador estiver no modo "Street View", basta clicar no ícone de uma ampulheta, no canto superior esquerdo, e poderá ver todas as imagens que o Google Maps publicou daquele lugar. As imagens vão estar inseridas numa linha de tempo, para o utilizador selecionar o período que quer explorar.
"Queremos pensar que estamos a construir uma imagem 3D do mundo e agora o espelho é 4D. Podes ir atrás no tempo (conhecido com 4.ª dimensão), olhar para as coisas como foram e quase perder-se na exploração", afirma Luc Vincent.
Com esta atualização, ficaram disponíveis imagens de cerca de 19 milhões de quilómetros, no Google Maps, enquanto antes o utilizador só tinha acesso a imagens de cerca de 9 milhões de quilómetros. As imagens antigas estarão disponíveis em quase todos os locais em que a função "Street View" está disponível. Luc Vincent conta também que em grandes áreas metropolitanas estarão disponíveis 20 ou mais períodos de tempo e nos lugares mais pequenos, haverá apenas dois ou três períodos.
Esta nova função do Google Maps está apenas disponível para computadores, mas em breve poderá alargar-se aos telemóveis.