
Um jogo de raciocínio matemático desenvolvido por um aluno de Engenharia da Universidade do Porto conquistou o primeiro lugar na "App Store" e está disponível para equipamentos iPhone e iPad.
Em comunicado enviado à imprensa, a empresa parceira no projeto (Bloomidea) explica que o jogo intitulado "eQubes" é inspirado em equações e cubos, que têm de ser solucionados em contrarrelógio.
Citado no documento, o criador do jogo, João Lima, realça que a aplicação "combina a linguagem universal dos números com o "design" apelativo e uma interface simples e intuitiva, o que convida qualquer pessoa, de qualquer idade, a jogar".
O jogo conta com 21 níveis, composto cada um por seis faces que representam todos os lados de um cubo, onde surgem mosaicos aleatórios com equações para solucionar em apenas dois minutos.
À medida que o jogador acumular "equbes" ganha também a possibilidade de comprar mais tempo para resolver os problemas matemáticos com que se vai deparar nos níveis seguintes ou para adquirir a solução para a equação, caso não consiga resolvê-la.
"É preciso puxar pela mente e fazer verdadeiras contas de cabeça", lê-se na descrição do jogo disponível na plataforma da 'Apple' que permite baixar a aplicação, onde se avisa que os utilizadores não vão "dar conta do tempo a passar" pelo facto do jogo ser "viciante".
Depois de conquistar o primeiro lugar da "App Store" para iPad, os responsáveis estão a preparar as próximas fases do jogo com o objetivo de "surpreender ainda mais os apaixonados por números e quebra-cabeças", lê-se ainda na nota informativa.
