A Nintendo descontinuou a consola portátil 3DS nove anos e meio depois do lançamento e com um total de cerca de 76 milhões de vendas.
Corpo do artigo
Um comunicado no site da empresa japonesa informa que "a fabricação da família de consolas Nintendo 3DS acabou". O dispositivo tinha a capacidade de induzir o olho humano a ver imagens 3D como as de algumas exibições de cinema, mas sem óculos especiais.
No entanto, o lançamento da consola portátil, em 2011, teve uma receção "morna" e só ganhou popularidade mais tarde, refere um artigo da BBC.
O fim da produção da consola já era esperado há muito tempo. No ano passado, a empresa tinha dito que não planeava fazer mais nenhum novo jogo original para o sistema. Isso significa que a Nintendo DS original mantém o título de consola portátil mais vendida. E a Nintendo Switch, uma máquina híbrida portátil e doméstica, é o foco atual da Nintendo.
Até junho deste ano, toda a família de consolas 3DS tinha vendido quase 76 milhões de unidades, disse a Nintendo, mostrando que o aparelho superou em muito a consola doméstica da mesma época, a WiiU, que vendeu menos de 14 milhões de unidades.
Mas a moderna Nintendo Switch, lançada em 2017, já vendeu mais de 60 milhões de unidades e também pode ser jogada como consola portátil.
Enquanto a Nintendo insistia inicialmente que a Switch não era uma "substituição" da 3DS, o declínio das consolas portáteis e das vendas significava que o tempo do aparelho era limitado. Desde o início deste ano até ao mês de março, apenas 69 mil consolas 3DS foram vendidas.