A empresa americana "Goodyear" anunciou, no passado fim-de-semana, que está a desenvolver um pneu de automóvel autónomo na manutenção da pressão ideal de circulação.
Corpo do artigo
Através do novo sistema "Air Maintenance Technology" (AMT), que a empresa está a desenvolver, "é possível manter a pressão ideal dos pneus sem ser necessário verifica-la", anunciou a Goodyear em comunicado.
O interior do pneu incorpora o AMT em conjunto com uma "mini-bomba" de ar. A combinação é fundamental para que o pneu se "mantenha sempre na pressão ideal".
Por outro lado, o sistema será alimentado através de corrente eléctrica, gerada "enquanto o pneu roda na estrada", explicou Jean-Claude Kihn, vice-presidente e director técnico da Goodyear, em comunicado.
Um dos objectivos principais deste sistema é "baixar o consumo de combustível", uma vez que circular com pneus cuja pressão está abaixo da recomendada resulta num aumento de combustível que pode ir até aos 3,5 por cento.
Ainda não está prevista data para o início da comercialização para o novo pneu mas o interesse dos governos americano e luxemburguês deverá acelerar o processo, conclui a empresa.