No Porto, turistas tiram fotos a Lolita, quando vai com a dona comprar rissóis ou hambúrgueres. Boneca, em S. João da Madeira, é atração de quem a vê sob o guarda-sol junto a papelaria.
Corpo do artigo
Lá diz o ditado que o cão é o melhor amigo do Homem. Mas quem diz cão também pode incluir gato. Que o digam Fátima Martins e Glória Rosa, que gozam da companhia de Lolita e Boneca. As meninas de quatro patas são estrelas das redes sociais e ninguém lhes fica indiferente...
Porto - Turistas rendidos à fotogénica Lolita
Lolita é uma cadela "rafeirinha", com cinco anos, que sempre que a dona, Fátima Martins, vai comprar rissóis ao Capa Negra II, na zona do Campo Alegre, no Porto, é vê-la contente de caixa segura na boca, atraída pelo cheiro do pitéu. Muitos param para a ver passar, e "há turistas que chegam a bater-lhe palmas e a pedir para lhe tirarem fotos".
As aventuras de Lolita, que também "adora" ir buscar hambúrgueres à Praça da Liberdade, podem ser acompanhadas nas redes sociais - Instagram, Facebook e TikTok -, onde a cadela "é rainha".
Fátima, que vive em Sever do Vouga, destaca que "a melhor coisa que uma pessoa pode fazer é adotar um animal, em vez de comprar".
Lolita "é a sombra" de Fátima e vai com a dona "para todo o lado". Seja para o hotel de cinco estrelas, Yeatman, em Gaia, "ao pão ou aos correios". Basta acompanhar as fotos que a dona vai partilhando nas redes sociais, para se perceber que a cadelita tem uma vida agitada.
A tal ponto que Fátima deixa de ir de férias com a irmã "quando os destinos não permitem animais", conta, dececionada.
Habituada a sessões fotográficas, atestamos que Lolita, de colar de pérolas ao pescoço, faz poses ao colo de Fátima sempre que nota que está a ser o centro das atenções. "O facto de tudo na Lolita fluir naturalmente fez-me começar a tirar-lhe fotos e a publicá-las na Internet", referiu Fátima.
São João da Madeira - Não há quem resista ao charme de Boneca
Sentada confortavelmente sobre uma cadeira e sob um pequeno guarda-sol, no passeio da Rua de Oliveira Júnior, junto à Papelaria Lusíada, em S. João da Madeira, a gata Boneca alterna entre uma pose de momento ou o sono mais profundo. Mas o descanso é efémero.
Clientes da papelaria ou simplesmente quem passa ocasionalmente não resistem ao mimo e, se possível, a uma foto com o animal que já é um sucesso nas redes sociais. "Aceita mimos de quem passa. Já é um ícone sanjoanense", "Adoro!!! Vai virar atração turística", são alguns dos comentários às fotos da Boneca no Facebook.
E como "estrela" que se preze, até os hábitos diários da gata são já do domínio público. Às primeiras horas da manhã sai da papelaria e instala-se na cadeira. Depois de alguns minutos ou horas de permanência naquele local, sai em direção ao infantário "Ninho da Criança", onde brinca com as crianças.
"A gata andava nas ruas e acabou por parar aqui. Dei-lhe comida e ela ficou há já oito anos", explicou Glória Rosa, dona da papelaria.
Sobre a cadeira com guarda-sol usada pela gata e que passou a ser uma autêntica "montra", Glória diz que se encontrava no interior da papelaria. "Num dia de chuva a gata estava a ficar com as patitas molhadas e decidi colocar a cadeira lá fora para não se molhar. Agora é ela que "pede" a cadeira e, quando me esqueço, fica junto da porta à espera que a vá lá levar".
A lojista garante que, apesar de "viver" por entre os livros, jornais e revistas da papelaria, Boneca "não estraga nada".
Rainha da Net
Grumpy Cat
A aparência facial permanentemente rabugenta tornou-se a imagem de marca de Tardar Sauce, conhecida como Grumpy Cat, a gata mais famosa da Internet. Grumpy viveu apenas sete anos, tendo morrido em 2019 nos braços da dona, em Phoenix (EUA).
Mais de oito milhões
Grumpy Cat chegou a ter 8,3 milhões de "gostos" no Facebook; 2,6 milhões de seguidores no Instagram; 1,5 milhões no Twitter e 283 mil no YouTube.