Se for à loja Mitsukoshi, em Tóquio, no Japão, vai ser recebido por... um robô humanoide, que pisca os olhos, sorri e até canta. Veja as imagens.
Corpo do artigo
A partir desta segunda-feira, as rececionistas do planeta têm nova competição. Foi apresentada em Tóquio uma rececionista-robô de aspeto humanoide que sorri, saúda os clientes e até canta para os entreter.
Esta invenção chama-se Aico Chihira, um nome relativamente comum no Japão, e serve como rececionista de uma mega-loja de Tóquio. Foi criada pela Toshiba e é tão parecida com uma pessoa comum que até confunde os mais distraídos.
[Youtube:QS97UVd1X9k]
Com uma pele que rivaliza com a humana, movimentos suaves e (quase) naturais e impecavelmente vestida com um quimono tradicional, esta nova funcionária está sempre com um sorriso nos lábios e nunca fica aborrecida com as interpelações dos clientes. Mesmo assim, este androide ainda não consegue responder a perguntas, limitando-se a repetir uma série de frases pré-gravadas e a sorrir.
Aico Chihira já tinha sido apresentada pela Toshiba numa feira tecnológica o ano passado, mas só agora começou a interagir com o público. "Estamos a trabalhar para criar um robô que, gradualmente, consiga fazer o que um humano faz", diz um especialista da empresa, citado pelo Japan Times. "Esta é uma ótima oportunidade para perceber que papel poderá ter um humanoide neste tipo de ambiente", acrescenta.
A rececionista-robô vai estar na loja até terça-feira e depois deve seguir viagem um pouco por todo o Japão, onde participará em diversos eventos.
Esta não é, mesmo assim, a primeira vez que um robô do género é utilizado para receber clientes neste país asiático, mas é o primeiro a conseguir imitar de forma mais fiel o aspeto de um humano.