A Samsung e a Google apresentaram, esta quarta-feira, o Android 4.0, um novo sistema operativo para telemóveis e tablets também conhecido como "Ice Cream Sandwich", e o Samsung Galaxy Nexus, o primeiro smartphone baseado neste sistema operativo.
Corpo do artigo
Os destaques do Android 4.0 são o reconhecimento facial para desbloquear o telemóvel, a melhoria no reconhecimento de voz, tanto para tradução como para locução de textos, a utilização da tecnologia "Near Field Communication" e a sofisticação do editor de imagens.
A introdução do Android Beam, a utilizar a tecnologia "Near Field Communication", faz com que seja possível compartilhar instantaneamente vídeos, sites e aplicações entre dois telemóveis fisicamente próximos.
O Android 4.0 permite, ainda, a edição e a partilha de vídeos de alta definição e a captura de fotos panorâmicas. Além disso, a integração com a rede social Google + permite a realização de videochamadas com o máximo de nove pessoas ao mesmo tempo.
"Tudo foi repensado e reformulado para tornar o Android simples, bonito e mais do que inteligente", garante a Samsung.
O Galaxy Nexus, que reúne a designação comum à linha de smartphones Android da Samsung e o nome Nexus, que a Google já usara nos seus dois primeiros smartphones, conta com um ecrã de alta definição de 4,65 polegadas, processador de duplo núcleo de 1,2 GHz e suporta banda larga na nova tecnologia LTE (4G) ou na última evolução do 3G.
O "design" é outro dos pontos destacados pela Google, que afirma que a forma curvilínea do equipamento faz com que este se adapte perfeitamente à mão e à cara do utilizador.
A apresentação conjunta, inicialmente prevista para o início do mês de Outubro, acabou por ser adiada, concretizando-se esta quarta-feira, em Hong Kong, no âmbito da conferência AsiaD.
Na conferência, foi revelado que o novo smartphone será colocado à venda a partir de Novembro na Europa, nos EUA e na Ásia. Contudo, ainda não foi revelado o preço exacto do aparelho.