O famoso jogo Tetris pode ser a resposta no tratamento da ambliopia, também conhecida como "olho preguiçoso". Um grupo de investigadores canadianos concluiu que o jogo treina os dois olhos e força-os a trabalhar em conjunto.
Corpo do artigo
A ambliopia é o principal problema de visão a afetar crianças durante a infância. Um dos principais tratamentos consiste em cobrir o olho mais forte, forçando o outro. No entanto, o sucesso tem sido apenas parcial entre os mais jovens e até mesmo ineficaz nos adultos.
Alguns investigadores da Universidade McGill, no Canadá, descobriram que é mais indicado forçar os dois olhos a cooperar do que pressionar o olho mais fraco. Assim, uma equipa liderada por Robert Hess decidiu recorrer ao jogo Tetris para ajudar no tratamento da ambliopia. No estudo foram utilizados uns óculos especiais que dividem a visão: um olho vê os blocos coloridos a cair e, o outro, vê apenas os blocos no chão.
Em comunicado, Robert Hess afirma que o cérebro "possui uma notável plasticidade" que pode ser a chave para o tratamento de alguns problemas em que a visão é "perdida". Assim, o principal objetivo desta investigação passa por melhorar a elasticidade do cérebro para que a ambliopia diminua.
Foram realizados testes a 18 pessoas com ambliopia em que, metade jogou Tetris com o olho mais forte tapado e, a outra, jogou com os óculos especiais. O primeiro grupo apresentou apenas algumas melhorias enquanto que, nos jogadores que recorreram ao novo método, os resultados mostraram uma melhoria significativa na visão bem como na perceção de profundidade.
A equipa da Universidade McGill está satisfeita com os resultados e espera agora apurar a verdadeira aplicabilidade do método em crianças pela América do Norte.