A companhia japonesa Fujitsu lançou, esta semana, um protótipo de um novo smartphone que pode ser desbloqueado com o olhar.
Corpo do artigo
O protótipo deste smartphone foi apresentado numa feira de tecnologia em Tóquio e, segundo o jornal "The Telegraph", deve ser comercializado no Japão ainda este mês.
O que torna este telemóvel inovador é o facto da autenticação não ser feita por senha ou por impressão digital, mas por reconhecimento biométrico da íris. A tecnologia de reconhecimento biométrico da íris incorporada no telemóvel vai ter outras funcionalidades como pagamentos móveis e inserção de palavras-passe.
A operadora japonesa NTT DOCOMO, que vai vender o aparelho, afirma que este smartphone "é o primeiro do mundo" a usar este sistema de autenticação. Este telemóvel, o Arrows NX F-04G, tem uma câmara frontal e uma luz LED infravermelha que ilumina os olhos do utilizador para conseguir identificar o padrão da íris.
Para usufruir deste novo recurso de segurança o utilizador tem de agir de uma forma simples: olhar para os círculos presentes no ecrã do telemóvel para o padrão da íris ser salvo e armazenado. O "scan" demora cerca de um ou dois segundos. De acordo com os criadores, esta tecnologia de reconhecimento é potenciada quantas mais vezes for utilizada.
Este protótipo de smartphone japonês não é o único a utilizar a tecnologia de reconhecimento biométrico da íris. O fabricante de smartphones chinês ZTE também lançou um smartphone semelhante, o Grand S3. A Samsung também está a trabalhar na área da tecnologia de reconhecimento biométrico da íris.
