Universidade de Lisboa procura voluntários para instalar sensores solares em veículos
O Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia (DEGGE) e o Instituto Dom Luiz (IDL) da Universidade de Lisboa estão a promover um projeto para avaliar o potencial da mobilidade solar. Para este efeito, estão a ser recrutados voluntários que disponibilizem os seus automóveis.
Corpo do artigo
O projeto "Solar Cars" é um projeto de ciência cidadã que pretende testar o potencial da mobilidade solar, através da instalação de sensores solares nos veículos disponibilizados por voluntários. Os responsáveis esclarecem que os automóveis não precisam de ser elétricos.
Desde dezembro de 2021, já foram instalados sensores em 15 veículos diferentes que, segundo a Universidade, variam entre autocarros, veículos particulares e TVDE"s (Transporte individual e remunerado de passageiros).
Redução de custos e de emissões de CO2
Segundo Miguel Centeno Brito, Ivo Costa e Leonardo Ferreira, criadores do projeto, a " integração de painéis solares em veículos elétricos aumenta a autonomia dos mesmos". Os sensores colocados nos tejadilhos dos veículos permitem recolher informação sobre a quantidade de energia solar.
Depois de uma análise do comportamento dos sensores em Lisboa, onde a média de locomoção diária é de 30 km, foi comprovado que, mesmo considerando os espaços em que existem sombras, "a energia solar poderia contribuir, em média anual, com o equivalente a 18 km/dia".
Estes valores apontam para uma redução dos custos de energia até mais de metade, deixando de ser necessário carregar os veículos elétricos durante o verão. No inverno, com menos exposição solar, seria obrigatório realizar os carregamentos, mas gastando menos energia da rede elétrica.
15078059