Inaugurou ontem, quinta-feira, a sétima edição do Essência do Vinho, no Palácio da Bolsa, no Porto, onde, até domingo, o público em geral pode embarcar numa viagem sensorial por variadíssimas castas em que Baco é o deus anfitrião.
Corpo do artigo
O ano passado o evento recebeu cerca de 18 mil visitantes, número que a organização prevê agora ultrapassar, apesar de se tornar complicado por contingência do espaço "que já se torna pequeno". "Por causa disso, o ano passado já estendemos o espaço para quatro dias. Este ano, esperamos receber mais pessoas, mas pouco mais porque não dá, até porque queremos manter o evento na Bolsa. Queremos fazer um evento de qualidade e atrair, cada vez mais, um público jovem e que se apaixone pelo vinho", explicou o Director, Nuno Vaz Pires, ao JN., acrescentado: "O Essência do Vinho atrai não só pessoas do meio como pessoas que nunca tinham contactado com o mundo do vinho e, aqui, têm oportunidade de ver e provar vinhos a que muitas veze não tem oportunidade e novidades".
A abertura contou com a presença do Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, António Serrano, que considerou a iniciativa "um importante contributo para a internacionalização dos vinhos portugueses". na ocasião, António Serrano defendeu a aposta "no marketing", na sequência da criação do conceito Wines of Portugal (Vinhos de Portugal), com vista a captar a atenção internacional em vez de dividir a fama por variadas marcas. Por fim, o ministro anunciou que o Governo tem 75 milhões de euros para investir, até 2013, na promoção dos vinhos portugueses nos mercados estrangeiros. O objectivo é "ter um incremento anual de 10 por cento nas exportações".
Dinâmica original
Políticas à parte, o Essência do Vinho apresenta stands de produdores portugueses, mas também estrangeiros. Vinhos de Itália, Austrália, França, Brasil, Espanha Chile, Estados Unidos e Argentina posam ao lado de marcas bem portuguesas. A Sogrape tem produto nacional e internacional, devido à sua actividade também lá fora. Prova do sucesso da empresa é a aquisição recente de uma nova adega na Argentina.
Com o copo oficial na mão, o visitante pode ir provando os vinhos e até petiscar um pão molhado em azeite, por exemplo. A prova é acompanhada por sábia explicação. A toda a hora, das 15 às 21 horas, nas diferentes salas do Palácio da Bolsa, há inúmeros actividades abertas a todos os interessados que podem somar conhecimentos na área e conversar com os protagonistas dos temas disponíveis.