A rivalidade entre a Bica e o Bairro Alto não vem da oferta noturna. É histórica, mete marchas e brigas de rua. E a verdadeé que a vizinha de baixo do Bairro está a conquistar cada vez mais corações.
Corpo do artigo
A Rua da Bica Duarte Belo (de nome próprio e completo) é uma alternativa cada vez mais credível ao sempre concorrido Bairro Alto. Na Bica, o ambiente é mais tranquilo, menos populoso (excluindo as noites de Santos Populares) e descontraído.
O maior congregador de interesses é o Bicaense (Rua da Bica de Duarte Belo, 42A; myspace.com/bicaense), bar com pista de dança onde não faltam eventos de música e cinema. É um dos pontos de encontro culturais da cidade. Mas há muito mais para descobrir, como o Bica-me (Rua da Bica Duarte Belo, 51; bicame.com) ou o Funicular (Rua da Bica Duarte Belo, 44; Tel.: 965485597), onde se juntam alguns dos atores mais sonantes da cena artística da cidade. No topo da rua, junto à Calçada do Combro, descubra também o elétrico da Bica, um dos quatro elevadores de Lisboa.
O artista Alexandre Farto foi o responsável pelo seu revestimento em película espelhada, motivo de interesse e curiosidade
para muitos visitantes da zona. Entre o Bairro Alto e o Cais do Sodré, a meio, está a virtude.