O Big Ben, como é conhecida a famosa Torre de Relógio situada em Londres, começa a acusar "o cansaço" dos seus 153 anos. São cada vez mais os turistas que alertam para a inclinação crescente da torre mas os responsáveis dizem haver tempo para intervir.
Corpo do artigo
A Torre do Relógio está cada vez mais parecida com a Torre de Pisa, em Itália. Quem o diz são os turistas, principalmente os italianos, que na cidade londrina constatam o meio metro de inclinação da torre para noroeste.
Os sucessivos alargamentos e obras subterrâneas dos parques de estacionamento construídos sob o Palácio de Westminster, onde estão instaladas as duas câmaras do Parlamento do Reino Unido, têm acelerado a inclinação da torre, construída em 1858. Entre Novembro de 2002 e Agosto de 2003, a Torre do Relógio inclinou-se um oitavo de uma polegada (3,3 milímetros).
A torre tem actualmente 0,26 graus de inclinação e a inclinação anual estimada para o Big Ben é de 0,9 milímetros. Ao ritmo actual, a Torre do Relógio levaria cerca de 4 mil anos para chegar aos quatro graus da Torre de Pisa.
"Os turistas estão certos, a torre não está na vertical", observou o professor John Burland do Imperial College London, ao Daily Telegraph.
As declarações foram feitas no âmbito da divulgação dos resultados de um estudo do Departamento dos Assuntos Parlamentares, já que a Câmara dos Comuns, onde se reúnem os deputados britânicos, apresenta várias fissuras originadas pelo inclinar da torre.
"Não acho que seja preciso fazer alguma coisa nos próximos anos", defendeu Burland que alertou que é necessário "olhar para a situação caso a inclinação acelere".