Junto a Mesão Frio, um novo hotel merece ser descoberto. Vista sobre o rio, património bem cuidado e tranquilidade para dar e vender.
Corpo do artigo
As vinhas, o Douro, um edifício histórico, serviço profissional. Que mais se pode pedir? O Douro Scala, do grupo Água Hotels, abriu portas a 1 de junho e está a despertar as atenções de quem busca lazer e uma experiência vínica inesquecível. Fica em Cidadelhe, a quilómetro e meio de Mesão Frio e a cerca de dez minutos de automóvel de Peso da Régua, no coração da histórica região demarcada.
Ao todo, são 45 unidades de alojamento, que incluem quartos duplos, twins, suites e uma suite presidencial, dispostas na original casa senhorial ou nos novos edifícios construídos estrategicamente nos socalcos da quinta. Estes servem de base à convidativa piscina e à esplanada do restaurante, mas há muito mais para descobrir nas salas do hotel ou nos caminhos da propriedade rural com aproximadamente 24 hectares de área.
O processo de recuperação desta casa datada de 1489 e de todo o espaço envolvente levou tempo e investimento financeiro (cerca de cinco milhões de euros), mas o resultado está à vista. O edifício foi sendo readaptado entre os séculos xv e xx, mas a sua arquitetura renascentista, barroca e chã continua visível nas secções mais antigas.
A capela palatina do século xvi, dedicada à Virgem Maria e a Santo António, é um excelente ponto de partida, como demonstra Hélio Correia, diretor do hotel. Natural de Lisboa mas com raízes familiares na região, inicia a visita guiada realçando o facto de a capela, «quase como uma réplica da dos Clérigos», estar preparada para albergar cerimónias religiosas (casamentos, batizados e afins), bem como outros eventos. Segue-se a biblioteca do hotel, um espaço ainda em processo de finalização (os livros começam a ocupar o seu lugar nas estantes) mas que já é dos locais mais procurados pelos hóspedes. Portugueses, na sua maioria, e a rondar os 30 anos. Com e sem filhos. Procuram a experiência completa do Douro, com direito a bons vinhos e boa mesa, juntando-lhes outras atividades como passeios de barco, de jipe ou a pé pelas vinhas e quintas da região. Outros motivos de interesse são o spa (cinco salas), ginásio, piscinas interior e exterior, courts de ténis e sauna.
Estes serviços, com exceção dos tratamentos, são gratuitos para os hóspedes e também estão disponíveis para quem vem de fora.
Durante os meses de setembro e outubro estão programados pacotes de fins de semana e férias associados às vindimas e a toda a experiência inerente a esta tradição. Exemplo disso é a promoção de duas noites de alojamento em quarto duplo com pequeno-almoço, porto de honra, experiência de vindimas e utilização das infraestruturas (piscinas, hidromassagem, ginásio, sauna e banho turco), a partir de 79 euros por pessoa em quarto duplo (válido até 30 de setembro).
Outra hipótese propõe três noites em quarto twin com pequeno-almoço, jantar, banho de vinoterapia e acesso ao spa, a partir de 115 euros por noite e por pessoa. Tanto os entusiastas da cultura do vinho como os simplesmente curiosos irão encontrar em Cidadelhe uma opção para passar uns dias diferentes, arregaçando as mangas e tomando consciência da beleza desta região - e de quão árduo é vindimar no Douro.
DOURO SCALA
Quinta do Paço de Cidadelhe Cidadelhe (Mesão Frio)
Tel.: 254890020
Quartos duplos a partir
110 euros por noite
(pequeno-almoço incluído)