<p>Q uem procura circuitos únicos para fazer passeios a pé tem agora um novo percurso pedestre. Trata-se do passeio pela Faia da Água Alta junto à pequena aldeia de Lamoso, concelho de Mogadouro no coração do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI). O passeio corresponde a um circuito com cerca de 810 metros rasgados em "zigue-zague" pela encosta da ribeira de Lamoso.</p>
Corpo do artigo
Aquele curso de água pode ser atravessado utilizando para o efeito uma ponte pedonal construída em madeira sobre a cascata. O caminhante pode fazer o percurso sem pressas com a finalidade de contemplar toda uma paisagem natural única e típica das zonas de montanha com cobertura de matos de giestas, zimbros, azinheiras, podendo, ao mesmo tempo, apreciar as encostas circundantes onde imperam os olivais tradicionais e moinhos e azenhas. Junto à zona ribeirinha crescem freixos, local onde o caminhante pode aproveitar a sombra das árvores para uma pausa, ler ou apenas ouvir o canto das aves.
Quanto à cascata da Faia da Água Alta, só em tempo de chuvas abundantes é que a mesma se torna em espectáculo natural, no entanto o traçado tem outros atractivos. O percurso mostra aos visitantes outros encantos como as formações geológicas onde da área envolvente, em alguns dos casos, as mesmas chegam atingir os 60 metros de altura, situação que pede alguma prudência quando se faz a descida até a ribeira, apesar de haver resguardos que permitem fazer a descida em segurança. Quanto à fauna, encontra-se por aquelas paragens lontras. As aves rupícolas como o grifo, o bufo real, o britango, a gralha-de-bico-vermelho, que nidificam por aquelas paragens nesta altura do ano.
Parque Natural do Douro Internacional - 279 34 00 30
: do Norte seguir pela A4 até Amarante e depois pelo IP-4 em direcção a Macedo de Cavaleiros e daí para Mogadouro. Chegado a Mogadouro rumar pela EN-221 até ao cruzamento de Bemposta e sai pela Estrada Municipal que liga até Lamoso.
:Telefones: 273 739307 ou 966 151 131 www.aepga.pt