A chef italiana Nadia Santini, que dirige um restaurante com três estrelas Michelin, foi distinguida como a melhor cozinheira do Mundo pela revista britânica "Restaurant Magazine", que destaca a sua capacidade de "inovação, criatividade e determinação".
Corpo do artigo
Nadia Santini não tinha qualquer experiência profissional na área quando começou a aprender a cozinhar com a avó do seu marido, no restaurante da família, Dal Pescatore (Mantova, Itália), em 1974. Vinte e dois anos mais tarde, conquistou três estrelas do guia Michelin, tornando-se a primeira mulher italiana a receber esta distinção.
O prémio, anunciado esta quarta-feira pela "Restaurant Magazine", é uma das distinções da lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo, que será anunciada no final deste mês.
"Liderando a dinastia culinária da família Santini, a experiência de Nadia Santini permitiu levar o restaurante ao topo, mas os valores inculcados por Teresa Santini [avó do marido] sempre se mantiveram presentes. Nadia e a família descrevem a sua cozinha como cheia de caráter e encanto, amável, tranquila, e como uma viagem interminável de exploração e descoberta", descreve a publicação britânica, no anúncio do prémio.
A premiada afirmou-se "muito feliz e honrada por receber este importante reconhecimento", que dedicou inteiramente à sua família, que trabalha consigo no restaurante.
"O prémio Melhor Chef do Mundo Veuve Clicquot destaca o trabalho de uma chef excecional, cuja cozinha emociona até os críticos mais duros do mundo. O prémio inspira-se na vida e nas conquistas de Madame Clicquot, que revolucionou, há quase 200 anos, o papel das mulheres no mundo dos negócios [ligados ao champanhe]. A vencedora reflete os atributos de Madame Clicquot no que respeita à inovação, criatividade e determinação", destaca a publicação.
A distinção vai na terceira edição, tendo sido atribuído no ano passado à basca Elena Arzak (restaurante Arzak, três estrelas Michelin, em San Sebastian, Espanha). Na primeira edição a premiada foi Anne-Sophie Pic (Maison Pic, Valence, França), que já elogiou a nova galardoada: "Eu tenho uma grande admiração por Nadia Santini. Aprecio-a muito pela sua humildade e generosidade. Ela é um exemplo. Eu identifico-me imenso com ela, com a sua simplicidade, os seus valores, a sua honestidade e sensibilidade emocional", referiu.
Nos últimos dez anos, o restaurante Dal Pescatore já figurou por oito vezes na lista dos 50 Melhores Restaurantes.