Umas das estilistas a quem Lady Gaga recorreu para o guarda-roupa da nova digressão é portuguesa. O seu nome é Susana Bettencourt e apresentou o seu trabalho esta sexta-feira, no Portugal Fashion.
Corpo do artigo
A venda de peças à cantora Lady Gaga foi um grande estímulo mas para a estilista Susana Bettencourt, o importante é difundir o seu trabalho.
"É bom ter pedidos de celebridades, mas preciso de transformar essa exposição em vendas", afirmou à agência Lusa, elegendo como principal desafio ter um "negócio sustentável".
Sem desvalorizar a criatividade, a "visão de futuro" da estilista de 26 anos é desenvolver a parte comercial e construir "um negócio que esteja no mundo inteiro".
O interesse pela moda começou na infância, nos Açores, onde nasceu e onde voltava para as férias, e no gosto por fazer roupas de malha e croché com a avó e a tia.
Durante o secundário, Susana Bettencourt, deixou para trás as ciências e rumou a Lisboa onde fez um curso de costura e moldes durante um ano em Lisboa.
Porque o inglês era a língua estrangeira que melhor falava, aos 18 anos candidatou-se para um curso superior na universidade Central Saint Martins College of Art and Design, em Londres, onde conseguiu uma das sete vagas disponíveis para alunos europeus.
"Mal eu sabia o que representava", confessou, a propósito da escola que formou estilistas como Sarah Burton, John Galliano, Stella McCartney e Alexander McQueen.
Actualmente, depois de um mestrado no London College of Fashion, Susana Bettencourt é uma estilista reconhecida pelo trabalho com malhas e rendas mas cujo design, trabalho manual e uso de novos materiais já lhe valeu admiradores conhecidos.
A mais reputada é Lady Gaga, quem nunca conheceu mas a quem vendeu este ano várias peças encomendadas por colaboradores da cantora norte-americana para a digressão do mais recente álbum "Born This Way".
Porém, confessa que já se cansou de procurar fotografias na internet de Lady Gaga com os seus trabalhos. "Se aparecer, posso usar as imagens como promoção", afirmou Susana em Londres, onde vive há oito anos.
Este ano a estilista participou na semana da moda de Londres e de Paris mas para o Portugal Fashion, na Alfândega do Porto, preparou um desfile especial.
"Será mais interactivo, os modelos vão entrar pela audiência dentro porque quero que as pessoas vejam a técnica", revelou.
Susana Bettencourt confessa que foi buscar a inspiração para a coleção Primavera/Verão aos padrões que as torres de eletricidade formam quando se observam em movimento. Apesar de apostar na inovação tecnológica, muitas das suas criações têm "trabalho de mão de ponta a ponta" e podem demorar meses a completar.