Mais de duas toneladas de lampreia, confecionada da forma tradicional, em fatias de pizza ou como tapas, vão ser servidas este mês por 41 restaurantes do concelho de Viana do Castelo, numa iniciativa dinamizada pelos empresários locais.
Corpo do artigo
De acordo com fonte da Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC), a campanha "Sabores no Coração" envolverá, até final deste ano, cinco eventos temáticos dedicados ao sável, à sardinha, ao fumeiro e ao bacalhau, além da lampreia.
A promoção do "melhor da gastronomia tradicional" é, de acordo com aquela associação, o objetivo desta ação, cujo primeiro momento arranca a 15 de fevereiro. Colocará, ao longo de um mês, a lampreia da região do Minho em plano de destaque nos 41 restaurantes aderentes, em todo o concelho de Viana do Castelo.
Em termos médios, mas numa perspetiva "cautelosa", a AEVC estima que mais de duas toneladas de lampreia, apanhada por pescadores dos rios Lima e Minho, serão servidas nestes restaurantes até 15 de março, confecionada de várias formas.
"Do tradicional arroz até às fatias de pizza de lampreia. Mas também assada, à bordalesa e até na forma de tapas ou tudo mais que a criatividade de cada restaurante possa permitir ao paladar", explica a AEVC.
A iniciativa tem a particularidade de ser totalmente dinamizada pelos empresários da restauração que integram aquela associação. Além da animação em paralelo, durante este primeiro evento da campanha "Sabores no Coração" estão previstas duas sessões de confeção de lampreia ao vivo, na Praça da República, por cozinheiros dos restaurantes aderentes.
Em função dos cinco diferentes produtos gastronómicos a apresentar, conforme a época do ano, a AEVC estima que a campanha "Sabores no Coração" possa mobilizar perto de uma centena de restaurantes do concelho de Viana do Castelo até final de 2014.
A campanha conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do projeto "100% Alto Minho", que visa "impulsionar o consumo dos produtos endógenos".