A vila medieval de Marvão quer conquistar o título de "maior magusto do mundo" durante a 30.ª Feira da Castanha, que se realiza no fim-de-semana. A organização espera 20 mil visitantes e o consumo de seis toneladas de castanha.
Corpo do artigo
"Nós já fizemos uma inscrição no Guinness World Records e agora vamos deixar passar o evento para comprovar os números, nomeadamente de pessoas e de quantidade de castanha consumida", disse à agência Lusa o vereador do município José Manuel Pires.
Segundo o autarca, "em parte nenhuma do mundo" há registos que superem o magusto de Marvão, em que deverão ser consumidas seis toneladas de castanha.
"A candidatura ao Guinness World Records foi feita há um mês, mas não estamos a anunciar isso na promoção do evento porque só pode ser utilizada depois de ser atribuída a nomeação", explicou.
Além das seis toneladas de castanha para assar, o município, que promove a feira, adquiriu ainda dois mil litros de vinho para assinalar a edição deste ano da Feira da Castanha.
"Nós adquirimos seis mil quilos para assar e os produtores de castanha vendem durante a feira aos visitantes cerca de 20 toneladas", indicou.
José Manuel Pires salientou que a Feira da Castanha constitui o "principal evento cultural, social e económico" do concelho, sendo este ano homenageados os fundadores do certame.
Paralelamente à feira, que espera acolher mais de 20 mil visitantes, decorre uma Quinzena Gastronómica da Castanha, até ao dia 16 deste mês.
Provas de vinhos e licores, degustações da mais diversa doçaria com castanhas, produtos regionais, mostra e venda de artesanato local, exposição de fotografia, bailes populares, teatro de rua, concertos e iniciativas de animação circense são algumas das atividades que complementam o certame.
A entrada para a Feira da Castanha custa um euro, sendo que parte da receita reverte a favor dos Bombeiros de Marvão.