Rui Paula é um homem sem papas na língua, caraterística que nem sempre abona a seu favor no que respeita à mediatização e ao reconhecimento entre os seus pares. Mas essa acaba também por ser uma das suas maiores virtudes.
Corpo do artigo
Nascido em 1967 no Porto, tem a região do Douro como parceira privilegiada desde sempre. A família tinha casa em Alijó e foi com a avó materna que descobriu os encantos da cozinha, à base de receitas de outros tempos e produtos locais que continua a utilizar nos seus pratos.
Em 1994 abriu o Cêpa Torta, em Alijó, chamando a atenção para a cozinha que se fazia no Douro, mas Rui Paula queria mais e procurou conhecimento junto de
A experiência adquirida levou-o, em 2007, a abrir o Restaurante DOC (Degustar, Ousar e Comunicar), em pleno cais da Folgosa, entre Peso da Régua e o Pinhão, numa das paisagens mais emblemáticas do Douro.
Depressa conquistou clientes de todo o país e do estrangeiro, realçando a ligação entre o vinho e os produtos da região. E em 2010, foi a vez de o Palácio das Artes, no centro histórico da Invicta, receber o restaurante DOP (Degustar e Ousar no Porto), mantendo o ambiente cosmopolita do DOC, desta vez em espaço citadino.