O restaurante Vila Joya, em Albufeira, no Algarve, subiu oito lugares para o 37º posto e continua a ser o único português na lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo.
Corpo do artigo
Dirigido pelo chef austríaco Dieter Koschina, o restaurante de Albufeira já é um dos mais prestigiados a nível internacional, sendo um dos dois estabelecimentos portugueses classificado com duas estrelas no Guia Michelin deste ano.
O restaurante é conhecido por misturar produtos e ingredientes locais, como o peixe ou o bacalhau, com técnicas de cozinha da Europa do norte.
A promoção na lista organizada pela revista "Restaurant" reforça a notoriedade do Vila Joya, que em 2011 estava no 79º lugar no grupo dos 100 melhores restaurantes do mundo.
O chef português Nuno Mendes, do londrino Viajante, também ascendeu para o 59º lugar da lista dos melhores 100, para a qual tinha entrado em 2012 no 80º lugar.
O topo da tabela volta este ano a ser ocupado por um restaurante espanhol, o "El Celler de Can Roca", em Girona, destronando para o segundo lugar o dinamarquês "Noma", que dominou durante três anos estes galardões. Gerido pelos irmãos Joan e Jordi Roca, o novo "número 1" é conhecido por combinar pratos catalães com técnicas de cozinha avançadas.
A avaliação resulta de uma votação de mais de 900 profissionais da indústria da restauração, dividida em 26 regiões de todo o mundo.
Cada região tem um painel, constituído por críticos de comida, escritores, chefs e gastrónomos, que elabora uma lista em ordem de preferência baseada nas experiências gastronómicas dos melhores restaurantes dos últimos 18 meses, sem quaisquer critérios predefinidos.