A Airlines for Europe, a maior associação europeia de companhias aéreas, anunciou que daqui em diante passa a haver apenas uma medida para a bagagem de mão gratuita em viagens de avião: 40×30×15 centímetros.
Corpo do artigo
Empresas como a TAP, Ryanair, easyJet, Lufthansa ou a Air France-KLM fazem parte da Airlines for Europe e vão aplicar o regulamento, que tem obrigatoriamente que ser implementado “até ao final da temporada de verão de 2025”.
Tal significa que as novas medidas serão inferiores às atuais em vigor na easyJet, praticamente idênticas às da Ryanair e as mesmas da TAP.
As companhias têm ainda de dar informação clara sobre as dimensões do objeto autorizado, em formato claro e acessível, das dimensões e peso máximos da bagagem que podem levar consigo na cabina.
De acordo com a Airlines for Europe, as novas medidas vão de encontro a uma decisão tomada a 5 de junho último pelos ministros dos Transportes da União Europeia (UE) sobre direitos dos passageiros das transportadoras aéreas.
A decisão europeia resulta de acórdão do Tribunal de Justiça da UE, que decretou que o transporte de bagagem de mão não pode ser objeto de uma sobretaxa, desde que satisfaça requisitos razoáveis em termos de peso e dimensões e cumpra os requisitos de segurança aplicáveis.