
Cemitério de Père-Lachaise é visitado por milhares de turistas todos os anos
Foto: Martin Lelievre/AFP
A possibilidade de ser sepultado nos monumentais cemitérios de Paris, onde jazem figuras como o cantor Jim Morrison (1943-1971) ou a escritora Simone de Beauvoir (1908-1986), tem despertado o interesse de milhares de pessoas.
Num inédito sorteio realizado pelo município parisiense, os vencedores podem tentar encontrar descanso eterno em algumas dezenas de túmulos históricos abandonados em troca de, em vida, assegurarem o restauro desses espaços repletos de obras de arte, algumas delas assinadas por célebres arquitetos e escultores.
Os cemitérios de Paris têm 634 mil sepulturas, mas até ao momento, era impossível ser sepultado perto dos túmulos mais conhecidos em Père-Lachaise ou Montparnasse, lotados desde o início do século XX.
Apesar disso e da enorme procura turística, estão repletos de túmulos abandonados cujo valor histórico impede a sua destruição.
Para promover a reabilitação dos locais históricos, a Câmara de Paris começou a sortear esta semana 30 monumentos para venda - dez em Père-Lachaise, dez em Montparnasse e dez em Montmartre.
Paul Simondon, vice-presidente da autarquia, revelou à agência AFP que, só nas primeiras 24 horas, foram assinalados 1000 cliques nos formulários de inscrição.
"Os candidatos devem fornecer orçamentos de empresas especializadas em cantaria para demonstrar que compreendem o custo do restauro, para que não haja surpresas", explicou.
Caso as condições de restauro e compra não sejam cumpridas, "a venda é cancelada".
No entanto, outras oportunidades poderão surgir no futuro. A Câmara de Paris está já a estudar a possibilidade de expandir o programa.
