
Moçambique quer colocar o turismo como prioridade nacional
Foto: DR/TripAdvisor
Já está ativo o novo portal para registo de vistos de turismo online em Moçambique. O sistema foi testado o ano passado, mas acabou suspenso devido a problemas técnicos.
"Todos aqueles que pretendem visitar Moçambique podem agora fazê-lo aplicando o pedido prévio na nova plataforma para obtenção do visto online", anunciou o ministro moçambicano das Comunicações e Transformação Digital, Américo Muchanga.
O novo portal, que pode ser consultado aqui, foi apresentado esta quarta-feira, dia 11, na na abertura da Conferência Nacional sobre Transformação Digital, que decorre em Maputo.
"Através deste meio, queremos dar o primeiro passo para permitir que Moçambique seja de facto um destino turístico atrativo e visitado por todos", acrescentou o ministro.
O dispositivo digital foi desenvolvido em conjunto com o grupo internacional VFS Global, que atua na área da emissão de vistos em todo o mundo, e o Serviço Nacional de Migração.
"Representa um passo pequeno rumo a uma visão grande de transformar Moçambique num hub de turismo", sublinhou Américo Muchanga.
Moçambique introduziu em dezembro de 2022 o Visto Eletrónico (e‐Visa) e em 1 de maio de 2023 a isenção de vistos para cidadãos de 29 países.
As receitas com turistas estrangeiros em Moçambique ultrapassaram 200 milhões de euros em 2024 - os números de 2025 ainda não foram divulgados- , com uma média anual de cerca de um milhão de visitantes.
