A ilha açoriana de Santa Maria obteve licenciamento para operar um porto espacial que deverá ter o seu primeiro lançamento já na primavera do próximo ano.
Corpo do artigo
A licença, a primeira do género em Portugal, foi atribuída pela Anacom - Autoridade Nacional das Comunicações ao Consórcio do Porto Espacial Atlântico, e é válida por cinco anos.
O centro localiza-se na localidade de Malbusca e segundo Bruno Carvalho, diretor do consórcio português, nele "são esperados lançamentos de voos suborbitais para testar tecnologia, operações e veículos".
Para 2027, está prevista a aterragem em Santa Maria do primeiro voo do "Space Rider", o vaivém não tripulado da Agência Espacial Europeia.
Nesse ano, o Consórcio do Porto Espacial Atlântico espera arrancar com o lançamento de voos orbitais, para a colocação de satélites no espaço.
Fazem parte do consórcio, formado em 2020, as empresas Ilex Space, vocacionada para a área do negócio do espaço, e a Optimal, fabricante de compósitos e componentes metálicos de satélites e foguetões.
As bases para a criação de um porto espacial nos Açores foram lançadas no mandato do então ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Manuel Heitor, que chegou a apontar os primeiros lançamentos de pequenos satélites para o verão de 2021.
O processo teve reveses relacionados com o concurso para a construção e exploração da infraestrutura.
Além disso, a possibilidade de licenciamento de bases espaciais em Portugal só ficou definida na legislação em fevereiro de 2024.