
Praia de Kelingking, na ilha de Nusa Penida, junto a Bali, na Indonésia
Phonsay Phothisomphane / Pexels
Praia de sonho ameaçada por construção de elevador panorâmico. Autoridades ordenam demolição da obra.
Corpo do artigo
Uma praia paradisíaca na ilha de Nusa Penida, junto a Bali, na Indonésia, viu nascer uma gigantesca estrutura para suportar um elevador panorâmico que venceria o promontório que era preciso descer com paciência, degrau a degrau, para poder gozar de umas águas de cor indescritível. Alvo de forte contestação, a obra acabou embargada e finalmente rejeitada pelas autoridades locais.
O elevador deveria servir a praia de Kelingking, um areal perfeito protegido por paredes naturais de quase 200 metros de altura, numa espécie de restinga de pedra. Águas turquesas, areia branca, o isolamento de sonho, tudo estava colocado em causa com a construção do elevador, com enorme impacto ambiental e visual.
Suspensa há umas semanas, a obra foi agora mandada demolir. O Governo Provincial de Bali avança com uma série de argumentos para a decisão, entre eles a violação de regras de licenciamento e de critérops ambientais. e dá seis meses aos promotores para retirar tudo o que foi construído.
A praia de Kelingking é uma das maiores atrações naturais de Nusa Penida e da região de Bali é condierada uma das vistas mais icónicas do Mundo. Resta apurar como pôde a obra arrancar e que danos irreparáveis pode já ter causado.
