O nome não poderia ser mais evidente e convidativo. A Rota dos Contos de Fadas propõe uma viagem por locais da Alemanha que fazem parte do imaginário infantil presente nos livros dos irmãos Grimm, como a “Bela Adormecida”, “Capuchinho Vermelho” ou o “Pequeno Polegar”.
Corpo do artigo
A ideia é percorrer os cenários que os Grimm deixaram para a eternidade nas suas obras, reunidas numa coletânea publicada em 1812 que faz parte do Registo da Memória do Mundo da UNESCO desde 2005.
“O percurso apresenta todos os anos novas atrações. Liga os contos e a vida dos irmãos Grimm num total de 600 quilómetros, entre Hanau (perto de Frankfurt) e Bremen. Inclui cidades medievais, castelos e palácios e paisagens naturais de uma beleza única”, descreveu o Turismo da Alemanha (TdA).
Entre os pontos de atração da Rota dos Contos de Fadas conta-se a cidade de Kassel, onde Jacob Grimm (1785-1863) e Wilhelm Grimm (1786-1859) viveram durante cerca de 30 anos. É lá que pode ser visitado o GRIMMWELT, museu que lhes foi dedicado e que revela toda a sua história.
Em Bremen, música, património e gastronomia são atrações que prometem prender a atenção de quem visita a cidade, onde é frequente encontrar artistas de rua que encarnam personagens dos livros dos Grimm.
Já em Hamelin, é possível visitar os passos do célebre flautista encantador de ratos e assistir a uma peça de teatro que encena a sua história gratuitamente todos domingos às 12h00, entre os meses de maio e setembro. Daqui pode partir-se para Bad Wildungen, onde figura o castelo de Friedrichstein, a casa da Branca de Neve.
Em Hanau, terra natal dos Grimm, um festival que decorre entre 9 de maio e 27 de julho apresenta várias formas artísticas que dão a conhecer os textos históricos de ambos.
“A Rota dos Contos de Fadas, constitui também uma boa oportunidade para fazer umas relaxantes férias em contacto com a natureza. Existem mais de 1200 parques de campismo e caravanismo na Alemanha”, lembra o TdA.
A aposta que tem os Grimm como inspiração pretende consolidar o mercado turístico português em terras germânicas.
Em 2024, de acordo com dados oficiais alemães, o país registou 544.282 dormidas de visitantes provenientes de Portugal. A estadia média foi de 7,1 noites, com as regiões de Berlim, da Baviera e da Renânia do Norte-Vestfália a serem as mais procuradas.
Para reforçar as ligações aéreas no próximo verão, estão previstas novas rotas diretas entre a Alemanha e Portugal, nomeadamente a unir Munique ao Funchal, Hanôver a Lisboa e Colónia ao Porto, que se juntam a outras 182 operações semanais apresentadas pela Lufthansa.