Das montanhas de Chiang Mai e Chiang Rai até às praias de Krabi e Phuket, o mapa da Tailândia pode agora ser percorrido através de um conjunto de percursos que colocam o cuidado com o ambiente em primeiro lugar.
Corpo do artigo
São 11 as novas rotas ecológicas lançadas pela Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT), com o objetivo de promover a “mobilidade sustentável, práticas agrícolas orgânicas e o alojamento com certificação verde”.
Pedalar pelas muralhas históricas de Chiang Saen, navegar de caiaque pelos mangais de Takua Pa – conhecidos como “Pequena Amazónia” – e visitas a pé ao centro histórico de Phuket são outras das propostas.
“Esta iniciativa marca um passo importante no reforço do compromisso da Tailândia com o turismo sustentável e de qualidade, em linha com as tendências globais de redução das emissões de gases com efeito de estufa”, referiu a TAT, em comunicado.
Os caminhos com com baixo impacto carbónico abrangem todas as regiões da Tailândia.
No norte, há para descobrir as ligações Chiang Rai–Phayao, Chiang Mai–Lampang e Uthai Thani–Nakhon Sawan. Na região central, revelam-se estradas entre Khon Kaen e Chaiyaphum, Kanchanaburi e Ratchaburi, e Samut Songkhram e Samut Sakhon. No nordeste, estão disponíveis os itinerários Udon Thani–Nong Khai e Loei–Phetchabun.
Na região oriental, são dados a conhecer os passos entre Chanthaburi e Trat, enquanto no sudoeste há para conhecer ligações entre Krabi e Surat Thani, e Phuket e Phang-Nga.
“As rotas foram concebidas para sensibilizar turistas, comunidades locais e empreendedores para a importância de práticas turísticas mais conscientes”, explicou a TAT.
Podem (e devem) ser feitas em veículos elétricos, contribuindo para o objetivo tailandês de atingir emissões zero até 2035.
Simultaneamente, está a ser desenvolvida a iniciativa “Amazing Organic Trip”, que dá a conhecer comunidades que privilegiam técnicas ancestrais de agricultura biológica, além de projetos de conservação marinha e de preservação de ervas medicinais, entre outros.
No que diz respeito ao alojamento, são aconselhados hotéis com a certificação Sustainable Tourism Acceleration Rating (STAR), que cumprem os 17 Objetivos de Turismo Sustentável.
Desde janeiro, a Tailândia já recebeu mais de 14 milhões de visitantes internacionais. São esperados 40 milhões até ao final do ano, 60 mil dos quais provenientes de Portugal.