O cenário não é novo e volta a repetir-se. O Governo da Grécia anunciou o encerramento das visitas à Acrópole de Atenas durante as horas mais quentes do dia.
Corpo do artigo
Segundo o Ministério da Cultura helénico, os turistas não poderão deslocar-se até ao topo do monumento entre as 13h00 e as 17h00.
O EMY, serviço meteorológico grego, alertou que as temperaturas nessa janela de horário podem chegar a um máximo entre os 41 e os 43 graus.
Esta onda de calor deverá continuar esta quarta-feira, dia 9, com temperaturas até 42 graus, antes de abrandar na quinta-feira, dia 10, de acordo com as previsões do EMY.
A Proteção Civil alertou ainda que o risco de incêndios em redor de Atenas.
À semelhança do que aconteceu nos últimos anos, os meses de verão na Grécia levam a temperaturas que frequentemente rondam os 40 graus.
Obra-prima da Grécia Antiga e Património Mundial da UNESCO, a Acrópole alberga sobretudo o Partenon, templo dedicado à deusa Atena, datado do século V A.C.
Tinha sido encerrada várias vezes em 2024 e 2023, nomeadamente durante uma onda de calor sem precedentes que afetou a capital da Grécia durante duas duas semanas, em julho de 2023.
No ano passado, a Acrópole registou um novo recorde de visitantes, cerca de 4,5 milhões, em comparação com os 3,9 milhões em 2023, um aumento de 15,1% em relação a 2023.