
Feriados de Ano Novo na China foram pretexto para milhões de viagens na China
Foto: Andres Martinez Casares/EPA
Os feriados de Ano Novo na China, de 1 a 3 de janeiro, registaram um aumento do número de visitantes.
Dados oficiais divulgados pelas entidades oficiais e por plataformas turísticas confirmaram que os grandes fluxos se verificaram nas viagens de curta distância e em destinos urbanos e culturais, além de museus e locais de lazer.
Em Xangai, o Departamento Municipal de Cultura e Turismo informou que a cidade capital financeira da China recebeu mais de 6,8 milhões de visitantes nos três dias, com gastos turísticos superiores a 12,2 mil milhões de yuans (1,49 mil milhões de euros).
No sul do país, o Departamento de Cultura e Turismo de Guangdong estimou que quase 17,9 milhões de visitantes deslocaram-se àquela província, que faz fronteira com Hong Kong e Macau.
"Deu-se um aumento médio diário de mais de 30% em relação ao mesmo período do ano passado, gerando uma receita turística próxima de 10 mil milhões de yuans (1,22 mil milhões de euros)", foi avançado em dados preliminares.
Em Macau, a Polícia de Segurança Pública disse que chegaram à região administrativa especial chinesa cerca de 486 mil turistas.
E Jiangsu, no leste da China, registou mais de 19 milhões de visitas aos principais locais turísticos.
No centro e sudoeste da China, províncias como Henan e Sichuan tiveram também um aumento do número de visitantes em pontos turísticos e espaços culturais, com a procura concentrada em viagens locais e de média distância, bem como em atividades de inverno e visitas a museus.
