É uma das maiores novidades da Coreia do Norte dos últimos anos no que diz respeito à abertura ao exterior do país mais fechado do Mundo. O rígido regime local autorizou um resort com capacidade para 20 mil hóspedes.
Corpo do artigo
O complexo situa-se na zona costeira de Wonsan Kalma e tem inauguração prevista para 1 de julho, na próxima terça-feira,
“É uma conquistas mais significativas do país este ano”, disse Kim Jong-un, presidente da Coreia do Norte, durante uma visita ao resort, citado pela agência oficial KCNA. “Wonsan Kalma deve desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento da nossa cultura turística”, acrescentou.
O presidente norte-coreano aproveitou a ocasião para anunciar que o próximo Congresso do Partido dos Trabalhadores, com data ainda por anunciar, vai confirmar um grande plano para desenvolver novas zonas turísticas de grande escala noutras regiões. A nova infraestrutura conta com instalações para nadar, fazer desporto e atividades recreativas, além de lojas e espaços de restauração.
O embaixador russo na Coreia do Norte e membros da embaixada foram convidados para a cerimónia, o que indica que se espera que russos estejam entre os turistas estrangeiros que ali vão passar férias.
A KCNA referiu que Kim Jong-un ordenou aos operadores que forneçam o máximo de conforto e instalações de lazer para os visitantes.
A deslocação do chefe de Estado a Wonsan Kalma marcou também o regresso da sua mulher às iniciativas públicas, o que não acontecia desde há um ano. Ri Sol-ju foi vista em pé ou sentada a poucos passos do marido e de uma das filhas.