Cristiano Ronaldo é a nova cara do turismo da Arábia Saudita
A Arábia Saudita continua a apostar forte na captação de visitantes internacionais. E chamou Cristiano Ronaldo para protagonizar a sua mais recente campanha turística.
Corpo do artigo
A aposta no futebolista português, que alinha no clube local Al-Nassr, faz parte de uma estratégia alargada avaliada em 800 mil milhões de dólares (cerca de 700 mil milhões de euros) que pretende fixar o país como chamariz para grandes eventos desportivos e de entretenimento.
Intitulada "Vim pelo Futebol, Fiquei para Descobrir Mais", a campanha centra-se nos mercados europeu, indiano e chinês. Marcará presença em meios tradicionais como a televisão, além das redes sociais e agências e viagem online.
Com Cristiano Ronaldo, que os sauditas apelidam do "mais famoso residente estrangeiro da Arábia Saudita", como protagonista, o filme de promoção leva os espetadores numa viagem pelos eventos do país ao longo da temporada de inverno.
O futebol e outros desportos estão presentes, enquanto CR7 vai dando conta da sua visão em relação ao que vê.
"A verdade é que, desde a energia dos adeptos à escala da ambição, é aqui que se está a escrever o futuro do desporto", destaca a estrela portuguesa. "Dos camelos aos cavalos, das corridas aos campeonatos de esports, do deserto ao estádio, este é um lugar onde todos os jovens atletas podem sonhar em grande", conclui.
"O turismo é um pilar central da nossa visão, e estamos continuamente a expandir a nossa oferta e empenhados em receber o Mundo no coração da Arábia", assinalou, por sua vez, Fahd Hamidaddin, CEO do Turismo da Arábia Saudita (STA) .
"Desde 2018 já acolhemos mais de 100 grandes eventos internacionais e, à medida que o nosso calendário cresce, estamos no caminho certo para alcançar o objetivo de 150 milhões de visitantes até 2030", acrescentou.
A Arábia Saudita tem em marcha o programa Visão 2030, que pretende impulsionar o país até ao início da próxima década e consolidá-lo como destino de eleição, além de referência no turismo de desporto e de entretenimento a nível mundial.
"Queremos ser um destino que combine autenticidade cultural, forte hospitalidade e palco para os mais variados eventos de classe mundial", explicou Ahmed Al Khateeb, ministro saudita do Turismo.
"Mantemos firme o nosso compromisso de desenvolver um ecossistema integrado que inspire o Mundo e proporcione experiências inesquecíveis", apontou o responsável.
No âmbito do Visão 2030 estão a ser construídas grandes infraestruturas que geram milhares de postos de trabalho.
A Arábia Saudita, recorde-se, será o anfitrião do Mundial de futebol em 2034, além da Taça Asiática 2027, dos Jogos Olímpicos de Esports 2027 e dos Jogos Asiáticos de Inverno 2029, entre outros.
Além disso, faz parte do circuito de Fórmula 1, acolhe um dos principais torneios de golfe, o LIV Golf Riyadh, e diversas competições de ténis.
Do ponto de vista do entretenimento, realiza eventos de moda globais, como a Riyadh Fashion Week, assim como de cinema, cujo exemplo maior é o Festival Internacional do Mar Vermelho.
No campo das artes, destaque para as bienais de arte e as seasons nas cidades de Riade e de Jidá.
