A empresa ferroviária britânica Eurostar vai avançar com novas rotas até ao início dos anos 2030.
Corpo do artigo
Entre elas, contam-se as que ligarão Londres (Reino Unido) a cidades como Genebra (Suíça), Frankfurt (Alemanha) e Amesterdão (Países Baixos).
“A procura por viagens de comboio na Europa é forte. Os clientes desejam ir mais longe do que nunca”, sublinhou Gwendoline Cazenave, diretora geral da Eurostar.
A empresa britânica prevê adquirir até 50 novos composições aptos a circular no interior do Canal da Mancha até 2030.
O objetivo é transportar 30 milhões de passageiros por ano até ao final dessa década.
O anúncio das novas ligações entre Londres e o continente europeu são raros, tendo em conta a necessidade de abrir uma fronteira britânica dentro das estações, com o recrutamento de polícias britânicos para realizarem o controlo fronteiriço.
A última vez que tal sucedera foi em 2020, com a inauguração da rota Londres – Amesterdão, No final de 2023, foi anunciada a conclusão de estudos de mercado para estações terminais em Frankfurt.
Com os novos comboios, a Eurostar pretende também aumentar a frequência de viagens entre Londres e Paris, para atrair mais dois milhões de passageiros por ano.
A ligação Londres – Amesterdão, na Holanda, também será reforçada no número de viagens diárias até dezembro, das atuais três para cinco.
Outras empresas, como a Trenitalia e a Virgin, ambicionam lançar opções ferroviárias no Canal da Mancha até 2029.