O sonho de qualquer melómano. Um hotel em pleno lago Como, Itália, montou um suíte de luxo toda ela apetrechada com um sistema de som de última geração e banda sonora ao sabor das preferências dos hóspedes escolhida em 500 discos de vinil.
Corpo do artigo
O Darsena Listening Suite, assim foi batizado o quarto especial do Hotel La Serena, conta com impressionantes 200 metros quadrados e é o primeiro do género em todo o Mundo.
Além de uma vista extraordinária para o lago, está equipada com colunas Klipsch La Scala, amplificadores McIntosh MC275 e gira-discos Thorens 1601.
Com design assinado pela espanhola radicada em Milão (Itália) Patricia Urquiola, o espaço foi inspirado nos japoneses jazz-kissa, bares ou cafés onde os clientes podem beber um copo enquanto escutam música por eles escolhida em vastos catálogos de discos de vinil.
A ideia de trazer este hábito cultural nipónico para o contexto italiano foi do proprietário da rede Sereno Hotels, o venezuelano Luis Contreras.
"No início de 2021, durante um jantar, Luis ficou fascinado com as voltas suaves de um Revox B77 vintage de rolo de fita. O zumbido analógico que acompanhava cada loop do aparelho tornou-se-lhe quase hipnótico. Foi então que pensou em criar no seu hotel um espaço de imersão musical semelhante", contam os responsáveis pela Darsena Listening Suite.
Os discos disponíveis na suíte não são uns discos quaisquer, fazem parte da própria coleção particular de Luis Contreras. Vão desde relíquias da música clássica a gravações de David Bowie.
"Os álbuns e artistas favoritos de cada hóspede podem ser adicionados à discoteca, ou seja, trata-se de um portefólio em expansão", acrescentam os dinamizadores.
Uma parede de 15 metros de tecido jacquard aprimora a acústica, experiência que se torna ainda mais envolvente devido aos painéis de nogueira.
Além disso, janelas enormes permitem a entrada permanente de luz natural, além de servirem de proporcionarem privilegiada para o lago de Como, que também pode ser aproveitada na generosa varanda.