
Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau foi inaugurada em 2018 e tem 55 quilómetros de extensão
Foto: Flickr
Cidadãos de Portugal e de outras 81 proveniências estão agora autorizados a entrar em Macau através da ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, que com os seus 55 quilómetros de extensão é oficialmente a maior do planeta a ligar dois pontos de mar.
Corpo do artigo
A medida entrou em vigor esta segunda-feira, dia 9. “Todos os turistas estrangeiros munidos de passaporte válido, independentemente da nacionalidade, poderão deixar Macau e entrar na ponte sem sair do veículo”, explicou a Polícia de Segurança Pública (PSP) macaense em comunicado.
O objetivo passa por “promover o intercâmbio cultural internacional e ajudar Macau a tornar-se uma plataforma aberta ao exterior e uma janela importante para o intercâmbio entre as civilizações chinesa e ocidental", adiantou a PSP.
Inaugurada em 2018, a Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau é a mais longa travessia marítima de sempre. Até ao final de abril, registou mais de 172 mil passageiros estrangeiros, um aumento de 70% em comparação com o mesmo período de 2024.
Conta com um túnel subterrâneo de sete quilómetros entre duas ilhas artificiais para facilitar a navegação no delta do Rio das Pérolas e reduziu o tempo de viagem entre Macau e Hong Kong para cerca de metade.
O posto fronteiriço terrestre de Zhuhai é o único no território continental do país que oferece acesso rodoviário direto ao Aeroporto Internacional de Hong Kong.
A construção da ponte arrancou em 2009, mas foi afetada por atrasos, a morte de mais de 20 trabalhadores e derrapagens orçamentais.
O custo final está estimado em 14,4 mil milhões de euros), mais 25% do que o inicialmente previsto.

