A chuva de Londres, o nevoeiro das Highlands escocesas, a humidade das Irlandas. São promessas de alguma frescura sempre agradável.
Corpo do artigo
Não será preciso recorrer a Shakespeare ou a James Joyce para convencer quem quer que seja a apanhar um voo para as ilhas que nos ficam a norte. A mais perfeita das desculpas, em pleno verão, é mesmo a de buscar redutos amenos, carregados de tudo o que um aficionado das viagens pode desejar.
Cultura, arquitetura, paisagens, uma arte de viver tão própria, um mundo rural de um verde insultuoso e praias para todos os gostos compõem o puzzle destas ilhas que juntam países tão diferentes quantos os cenários de incontáveis filmes.
E se Londres dispensa apresentações, porque não subir até à "fronteira" com a Escócia e caminhar pela Muralha de Adriano, procurar um monstro no Loch Ness, voltar a descer e banhar-se nas termas de Bath, atravessar o canal de São Jorge e tentar perceber o conflito norte-irlandês em Belfast ou mergulhar nos pubs da República da Irlanda?
A boa notícia? São dezenas as ligações diretas de qualquer parte de Portugal a todo este imenso território.
Bibliotecas e museus são outros chamarizes do Reino Unido e da Irlanda
Foto: Daniel Mennerich/Flickr
COMO IR
Faro (FAO)
• Irlanda
A Ryanair liga o Algarve a Cork, Dublin, Kerry, Knock e Shannon.
A Aer Lingus voa para Cork e Dublin.
• Reino Unido
Em Inglaterra, a Ryanair liga a Birmingham, Bournemouth, Bristol, Cardiff, Exeter, Leeds, Bradford, Liverpool, Londres, Manchester, Newcastle, Newquay, Norwich, Nottingham e Teesside. Liga ainda a Edimburgo, Aberdeen e Glasgow, na Escócia, e Belfast, na Irlanda do Norte.
A easyJet voa para Birmingham, Bristol, Liverpool, Londres, Manchester, Southampton, Glasgow e Belfast.
A Jet2.com voa para Birmingham, Bournemouth, Bristol, Leeds Bradford, Liverpool, Londres, Manchester, Newcastle, Nottingham, Edimburgo, Glasgow e Belfast.
A TUI Airways liga a Birmingham, Londres, Manchester e Nottingham.
A Wizz Air UK voa para Londres, tal como a British Airways.
Madeira (FNC)
• Irlanda
A Ryanair voa para Dublin e Shannon.
• Reino Unido
A Jet2.com liga a Inglaterra para Birmingham, Bournemouth, Bristol, Leeds Bradford, Liverpool, Londres, Manchester, Newcastle e Nottingham. Na Escócia, voa para Edimburgo e Glasgow.
A Ryanair voa para Londres, Manchester e Edimburgo, a easyJet para Bristol, Londres e Manchester, a TUI Airways para Birmingham e Manchester e a British para Londres.
Porto (OPO)
• Irlanda
A Ryanair tem ligações com Dublin e Shannon.
• Reino Unido
Em Inglaterra, a Ryanair liga o Porto a Birmingham, Bristol, Leeds Bradford, Liverpool, Londres e Manchester. Voa ainda para Edimburgo, na Escócia, e Belfast, na Irlanda do Norte.
A easyJet liga a Bristol, Londres, Manchester e à escocesa Glasgow.
A British e a TAP ligam a Londres e a Jet2.com voa para Birmingham e Manchester.
Lisboa (LIS)
• Irlanda
A Ryanair, a TAP e a Aer Lingus voam para Dublin.
• Reino Unido
No que toca a Inglaterra, a easyJet tem voos para Birmingham, Bristol, Londres e Manchester. Na Escócia, voa para Edimburgo.
A Ryanair voa para Birmingham, Londres, Manchester e Edimburgo, a TAP para Londres e Manchester e a British para Londres.
Ponta Delgada (PDL)
• Reino Unido
A British e a Ryanair ligam São Miguel a Londres
Esta rubrica conta com o apoio da ANA Aeroportos de Portugal