
Pixabay
Está confirmada a criação da Ecovia do Norte, o primeiro percurso do género em todo o arquipélago dos Açores.
Corpo do artigo
Reconhecido como de "relevante interesse público" pelo Governo Regional, o projeto vai ganhar forma no concelho de Ponta Delgada, ilha de São Miguel.
A intervenção está prevista para o troço compreendido entre as freguesias de Capelas e Fenais da Luz e também contempla ações no Miradouro dos Fenais, no Parque da Luz, no Alto da Pedreira e no Buraco de São Pedro.
"A Ecovia do Norte será uma mais-valia para São Miguel e mais um marco de sustentabilidade para os Açores", referiu um texto conjunto das secretarias regionais da Agricultura e Alimentação e do Ambiente e Ação Climática.
Funcionará como "um meio para auxiliar a salvaguarda da orla costeira, requalificar espaços públicos deficientes ou inexistentes, assim como os caminhos e trilhos pedestres, criando uma oportunidade na intervenção para colocar em segurança vários pontos identificados".
Fica garantido que as paisagens e ecossistemas sensíveis "devem ser salvaguardadas e preservadas, de forma a serem usufruídas de forma regrada e controlada".
Para os responsáveis açorianos, a nova ecovia "surge como um alerta para a necessidade de preservar e de criar condições de segurança para zonas que, com ou sem intervenção, continuarão a ser usadas e percorridas, cada vez mais, por residentes e turistas".
