Expedições Volta ao Mundo/Landescape: venha conhecer as Ilhas Lofoten e Svalbard
A "Volta ao Mundo" e a Landescape Viagens associaram-se para preparar expedições inesquecíveis e já escolheram o primeiro destino: vamos até aos confins da Noruega conhecer as cénicas ilhas Lofoten e as setentrionais Svalbard. É de 6 a 14 de março de 2026, promete ser a viagem de uma vida e será contada nas páginas da sua revista de viagens. Faça aqui a sua reserva.
Corpo do artigo
O que pode esperar se embarcar connosco?
Uma viagem invernal pela beleza polar do Ártico, entre paisagens de montanhas a mergulhar no mar gelado, fiordes tranquilos bordejados a vilas piscatórias coloridas, trilhos irrepetíveis e o lugar habitado mais a norte do Planeta.
Por onde vamos andar?
A aventura arranca em Svolvær, a "capital das Lofoten", para logo apreciar o silêncio quase mágico que o inverno ártico sabe oferecer e desafiar as águas geladas do Mar da Noruega até Trollfjord e à ilhota de Skrova e dormir à luz de uma aurora boreal. Equipados de raquetes de neve, caminharemos pelos trilhos brancos de Kabelvåg, entre lagos congelados e montanhas nevadas, antes de nos deixarmos abraçar pelas fachadas coloridas de Kabelvåg e pelo aroma tentador de canela e café.
O que podemos encontrar?
De ilhota em ilhota viajaremos para Henningsvær, a pérola das Lofoten, com casas alegres à beira-mar, estendais de bacalhau e saunas típicas. Daí a Reine será um salto que nos coloca em caiaques pelo fiorde antes de conhecermos a tradicional aldeia de Å. E porque as Lofoten também são praia, seguiremos para a areia coberta de neve e as águas turquesas de Haukland, para a solidão de Uttakleiv, para o destino de surf mais a norte e para o melhor rolo de canela do Mundo, em Unstad.
Como nos vamos surpreender?
Aterraremos em Longyearbyen, capital de Svalbard, a cerca de 1300 quilómetros do Polo Norte, ocupada por uma comunidade internacional que vive do turismo e da investigação científica. Descobriremos o Armazém Global de Sementes. E a vida mais setentrional. De mota de neve rumo ao miradouro de Elveneset, avistaremos renas e raposas-do-ártico. E caminharemos até aos 400 metros de altitude de um glaciar para descer a uma gruta de gelo. Regressar a Portugal depois de tudo isto será seguramente a etapa mais difícil.
Quem será o líder da viagem?
À frente do grupo estará Miguel Neves, um português que divide a vida entre o Gerês e as Lofoten, descobertas há cinco anos numa viagem em busca da liberdade. Ali aprendeu "o sentido da impermanência e da conexão com a Natureza na sua forma mais pura", conta o líder de viagens da Landescape. "A sensação de liberdade e de ser uno com a Natureza, mesmo nos momentos de desconforto, é inigualável." E é o que propõe partilhar neste desafio a que a "Volta ao Mundo" se associa. Embarque connosco e veja a sua aventura retratada nas páginas da sua revista de viagens.